Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.
Fernando Pessoa
2 comentários:
Quem sou eu...
Mas discordo, escrever não é simplesmente ficcionar, ninguém fala em verso mas uma poesia para existir precisa de algo maior o sentimento, sem a literatura não terá teatro, nem musica, desculpe mas nem sempre os imortais tem razão. Pessoa era o que? (ironia)
Será que li atravessado?
Renata que nada sabe...
Vini, seria para amanhã mas hoje é melhor.
Hoje é seu dia, seu momento ninguém pode roubar de ti esta alegria, o sorriso mesmo que escondido debaixo dos lençóis cúmplice dos teus segredos assim como o travesseiro teu amigo que às vezes molhado sente teu choro. Não se nasce duas vezes, contudo, renascemos todos os dias a cada amanhecer ou o mais improvável na hora incerta, no momento incerto, inusitadamente e tenso, essa inquietude se chama VIDA, o sangue quase se escuta, a pulsação parece mais forte e falta ar. Amadurecemos a cada aniversário ou desaniversário (Lewis Carrol citando Alice), vá lá descobrir... – Neste mundo doido se cresce mesmo sem querer, porém não esquecendo jamais que rir é o melhor remédio, com certeza você sabe, pois optou em cuidar das pessoas ou seria fazê-las se reerguer. E muitos devem pensar nossa que Santo, mas sabemos que defeitos têm aos baldes e quando estes enchem jogamos fora metade deles e nos sentimos melhor, somos yin yang, negativo positivo, tela branca com ponto preto lá no canto e às vezes invertem as cores e tudo fica preto. Temos horror de preconceitos e sabemos que às vezes somos preconceituosos, dando risada assumimos. Nossos fins de tardes, comendo doces engordando e jurando voltar a caminhar, falamos mais que caminhamos e ficamos admirando a Lua, o mar. Somos amigos, você meu filho do coração hoje completa 25 anos, te desejo tudo de melhor, nisto esta um cruzeiro para Grécia, seis meses em Paris, um guarda-roupa griffado, um amor... Saúde, Paz, um pouco de Loucura que faz bem, minha Amizade. Parabéns.
Postar um comentário